Saia do sedentarismo

Seguindo a nossa proposta, a nossa dica de hoje, 29 de junho, e que vale para toda semana é ficar atento e saber qual a quantidade de exercícios precisamos fazer para sair do sedentarismo. Fique atento e siga as instruções.

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19/06/2020 – Musculatura firme

A dica de hoje, 19 de junho, é para você fortalecer a musculatura de forma fácil e eficaz. Lembramos da necessidade de continuarmos com a nossa atividade física. Não podemos ficar parados. mexa-se!

 

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08/06/2020 – Não fique parado

A dica de hoje, 08 de junho vai ensinar uma série de exercícios fáceis utilizando apenas um bastão ou um cabo de vassoura. Acompanhe essa série e veja como é possível se exercitar em casa de forma simples e sem complicação.

 

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01/06/2020 – Treino Fácil

A dica de hoje, 01 de junho, nesse final do primeiro semestre, vai ajudar você a fortalecer seus músculos e reduzir as dores nas costas. O melhor é que isso tudo é possível sem precisar sair da cama.

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29/05/2020 – Esporte master

Dica de hoje, 29 de maio envolve também raciocínio lógico, estratégia, concentração e coordenação motora. Uma ótima oportunidade para praticar neste final de semana.

Antes de praticar os exercícios, que tal descobrir quantos bichos tem nessa imagem?

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25/05/2020 – Agachamento

Dica desta segunda-feira, dia 25 de maio é fazer agachamento de maneira correta. Pratique exercícios sem sair de casa. Previna-se e mantenha-se em atividade. É muito importante para a sua saúde.

 

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Coluna reta – 20/05/2020

A dica de hoje, 20 de maio é para melhorar nossa postura. Esse vídeo traz duas formas de exercícios rápidos e eficazes que vão ajudar você a manter a coluna reta e fortalecer sua musculatura.

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Afiando a mente – 19/05/ 2020

A dica de hoje, 19 de maio, continua sendo, atendendo a pedido de nossos associados que estão participando e enviando sugestões para ativarmos nossos neurônios, é descobrir cidade ou país em cada palavra. Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser retirados ou trocados de lugar. Vamos movimentar nossos neurônios.

  1. Amor 
  2. Silbar 
  3. Noguera  
  4. Panel 
  5. Arcaico 
  6. Niacrófila  
  7. Cobrado
  8. Intergrala   
  9. Tangerina
  10. Prisa
  11. Pagar
  12. Hinca
  13. Aquerdo
  14. Alegria 
  15. Latência 

Colaboração do associado Luiz Fernando D. Aguiar

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Afiando a Mente – 15/05/2020

A dica de hoje, 15 de maio e para o final de semana é para exercitarmos a nossa memória. Desafios mentais impulsionam seu raciocínio, se praticado com regularidade. Fazer palavras cruzadas, usar a mão contrária, ler um texto através do espelho, fazer conta à moda antiga são algumas dicas que ajudam a turbinar o seu cérebro.

Para nos exercitar, vamos propor esse desafio

Em cada palavra há uma fruta. São 21! Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser retirados. Vamos movimentar nossos neurônios!

1. Vau 

2. Amgna 

3. Abioga

4. Jacurama

5. Acetaba

6. Aximae 

7. Rogamon 

8. Xacabia 

9. Argentina 

10. Fobaresam 

11. Eamotia

12. Rajalan

13. Liritom 

14. Pear

15. Anaban 

16. Tacreani

17. Amoma

18. Acuj 

19. Pasrene 

20. Sosepeg 

21. Yatiap 

Colaboração da associada, eng. Cátia Cavalcanti

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Mantenha o equilíbrio – 13/05/2020

A dica de hoje, 13 de maio: serve para todas as idades, mas, principalmente para quem tem um pouco de dificuldade de manter o equilíbrio. Esses exercícios ajudam a manter a musculatura mais firme e flexibiliza o corpo.

Faça exercícios 12/05/2020

A dica de hoje, dia 12 de maio: pratique atividade física sem sair de casa. Movimente-se para garantir uma qualidade de vida. Separamos para você esse vídeo que ensina como se exercitar fazendo pilates. Confira e anime-se:

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Mude sua atitude – 07/05/2020

Dica de hoje, dia 07 de maio, continua no sentido de fortalecer nosso pensamento positivo para nos dar a sustentação necessária de mantermos firmes. Atitude faz toda diferença. Clique no quadro abaixo e siga as instruções.

 

A nossa próxima dica será: exercícios em casa para terceira idade. Não perca!

 

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Mente sã – 06/05/2020 

A dica de hoje, 06 de maio, é: melhorar a saúde mental e a qualidade de vida nesse período em que estamos sem sair de casa para o nosso próprio bem.

Em meio ao recolhimento social, a principal preocupação que temos é com a nossa saúde e bem-estar físicos. Mas passar por um período como esse também tem reflexos sobre a nossa saúde mental e emocional.

“O cenário exige cuidados, mas a gente não precisa ficar emocionalmente à deriva”, defende Gustavo Arns, professor da pós-graduação em psicologia positiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). “Um trabalho de olhar interno e consciente na situação em que estamos vivendo é um ponto importante não só para a nossa saúde mental e psicológica, mas também para a física.”

Professor convidado do Wholebeing Institute, centro de estudos internacional sobre psicologia positiva, Arns dá algumas dicas

para enfrentar os próximos dias com mais equilíbrio. Confira:

Seja otimista

 

Ter a possibilidade de ficar dentro de casa é um privilégio que, além de garantir segurança, nos permite desacelerar e nos conectar com familiares. “Às vezes é necessário fazer um esforço consciente para encontrar o lado positivo de uma situação”, diz Arns.

“No livro Felicidade Autêntica, o psicólogo Martin Seligman, pai da psicologia positiva, diz que os otimistas tendem a considerar os seus problemas passageiros, controláveis e específicos”, explica.

Seja pé no chão

 

Não alimente ou deixe ser consumido por hipóteses catastróficas. Foque no presente e no que de fato pode ser feito para prevenir o pior cenário e mitigar os desafios que já existem. “Se ficarmos nos ‘pré-ocupando’ com situações desastrosas, que nem sabemos se vão acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental e esqueceremos do que realmente precisa ser feito”, adverte Arns.

Informe-se por fontes confiáveis e oficiais

 

“Assim como cuidamos da saúde do nosso corpo, precisamos ficar atentos como estamos alimentando nossa mente também”, alerta Arns. “Recebemos informações por Whatsapp e redes sociais o tempo todo e, muitas vezes, encontramos desinformação, dados e afirmações sem fontes verificadas. Isso tudo nos causa uma ‘má digestão’ mental e gera pânico.”

Por isso, consuma informações de ferramentas e fontes oficiais e veículos confiáveis.

Mantenha uma rotina

 

Procure adequar-se a uma rotina, estabelecendo horários fixos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e outras atividades que você queira incluir no seu dia a dia.

Faça o que gosta

 

Ao estabelecer rotinas, você evita ocupar todo o seu dia com o home office. Aproveite o tempo livre para colocar em dia as leituras que você não consegue terminar há tempos, as séries que você quer maratonar, um quadro que quer pintar ou um curso online que sempre quis fazer.

Exercite-se

 

Aplicativos de celular como Nike Training Club, Freeletics Bodyweight, Endomondo e FitNotes possuem centenas de sugestões de exercícios para você fazer em casa e com segurança.

 

Seja gentil

 

“Sempre que contribuímos para o bem-estar do outro estamos contribuindo para o nosso”, diz o psicólogo. Nesse caso, a decisão voluntária de permanecer em quarentena pode ser encarada também como um ato de gentileza com o outro e consigo mesmo.

Por fim, não prejudique sua saúde mental

 

Fonte de pesquisa: Revista Galileu

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2020/03/7-dicas-para-cuidar-da-sua-saude-mental-em-tempos-de-pandemia.html

Adaptação: Divulgação Aenfer

 

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Mascaras Caseiras – 05/05/2020

Mostramos aqui como usar a máscara corretamente. A dica de hoje, 05 de maio, é: como fazer máscara sem complicação. A Aenfer pesquisou dois vídeos para você escolher. Muito simples, fácil e rápido.

 

 

Como fazer máscara sem costura: 3 moldes para fazer à mão

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Aenfer por você

A dica de hoje, 04 de maio, é: como usar corretamente a máscara, acessório indispensável  no momento atual.

Separamos algumas orientações que nos ajudam a entender a importância desse item que pode salvar vidas.

Ressaltamos que, mesmo não sendo obrigatório em todos os estados, o que vale é a consciência de cada um. Façamos então a nossa parte.

Confira as recomendações, de acordo com a infectologista Raquel Muarrek da Rede D’or.

Tempo de uso 

– Máscaras cirúrgicas só devem ser usadas por até duas horas. Depois disso, devem ser descartadas.

– Máscaras N 95, de uso hospitalar, podem ser usadas por até 15 dias. Depois disso, devem ser descartadas. 

 

Manipulação 

– Evite tocar no tecido da face ao colocar e retirar o acessório. O ideal é tocar somente no elástico. 

– Atenção ao lado correto na hora de recolocar as máscaras de pano. O indicado é dobrá-las com o lado que toca o rosto virado para dentro.

Higienização 

– Máscaras de pano devem ser lavadas com água e sabão a cada uso. Para garantir a morte dos microorganismos, podem ser deixadas de molho em uma solução com água sanitária e passadas a ferro dos dois lados. 

Matéria extraída do R7, por Nayara Fernandes

https://noticias.r7.com/saude/coronavirus-os-7-erros-mais-comuns-na-hora-de-usar-a-mascara-18042020

Vamos agora assistir ao vídeo da OMS

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Solidariedade, 01 de maio, 2020

Em tempos de recolhimento por conta da pandemia, estamos vivendo dias bem atípicos, forçados a dar um tempo no convívio social em benefício à nossa saúde.

Mas, a família Aenfer continua firme, basta um clique para nos conectarmos. Estaremos sempre juntos, mesmo que à distância.

Para não ficarmos parados e impulsionar nossas atividades, a Aenfer convida você a sempre seguir nossas dicas. Além de ficar por dentro e reforçar a importância da proteção, iremos exercitar nossas mentes e procurar mostrar caminhos que possam preencher o nosso tempo e, quem sabe, ainda poder ajudar a quem precisa, de acordo com as possibilidades.

Comecemos com essa dica de solidariedade: o que fazer pelo próximo em tempos de pandemia? Clique na matéria abaixo e veja

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/guia-da-solidariedade-que-fazer-pelo-proximo-em-tempos-de-pandemia-24400055?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar

 

2 Comentários

  1. Nelson Andrade disse:

    muito bom e oportuno o esclarecimento.

  2. Francisco Bottino disse:

    Estou acompanhando os informativos.
    Parabéns pelas publicaçoes.

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