Livro de tetraneta de Mauá na AENFER

Professora da Universidade Rural do Rio de Janeiro e tetraneta do visconde de Mauá, Lilian Paes de Carvalho Ramos esteve na manhã do dia 26 de julho na AENFER. Ela foi convidada para divulgar sua nova obra: Mauá, muito além da família.

O livro, recentemente lançado, retrata documentos não só sobre Mauá mas sobre o período do Império.

A obra identifica os mais de 30 megaempreendimentos de Visconde de Mauá nos cinco continentes do planeta. Tudo isto sem superfaturamento nem propina. Mauá nasceu em 1813 e morreu em 1889, aos 75 anos, 20 dias antes da proclamação da República. Antes de falir, pagou a todos os seus credores. É famosa e antológica, na literatura dos grandes negócios, a sua “Exposição aos Credores”.

Produzido pela editora Léo Christiano Editorial, traz os principais fatos da vida privada e pública do comerciante Irineu Evangelista de Souza, que viria a se tornar Barão – e depois Visconde – de Mauá. Está registrada no livro toda a sua atuação, por pelo menos quatro décadas, em áreas como transportes, navegação, bancos, saúde pública, iluminação, política, agricultura,  indústria, comunicação e cultura. Ele foi responsável, por exemplo, pela primeira ferrovia do Brasil e o primeiro cabo telegráfico submarino entre o Brasil e a Europa. A obra também conta da vida familiar e social de Irineu Evangelista de Souza, em questões de política, relacionamentos, lugares onde morou, amizades, entre outras.

O também tetraneto de Mauá, chanceler da Sociedade Memorial Visconde de Mauá Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana, primo da autora, prestigiou o evento.

2 01 0livro  03

 

Deixe um comentário

voltar para página inicial

Av. Presidente Vargas, 1733 - 6° e 7° andar - CEP 20210-030 - Centro - Rio de Janeiro - telefax: (21) 2221-0350 / (21) 2222-1404 / (21) 2509-0558 - aenfer@aenfer.com.br