Artigos Selecionados

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO NO BRASIL

Autor: Engº Luiz Carlos Gabriel

A geração de energia elétrica no Brasil em sua grande parte é baseada  em fontes primárias renováveis, com especial destaque para as fontes hídricas (hidroelétricas) que representam um percentual da ordem de 65% da Matriz Energética. De outro lado, porém, atualmente este sistema passa por uma Transição Hidrotérmica. O que significa isso?  Leia mais sobre esse assunto no link que segue abaixo

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO NO BRASIL

 

Título: A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL

Autor: Engº Luiz Carlos Gabriel

A malha ferroviária brasileira de longo curso passa por uma nova fase de expansão e investimentos. Neste sentido, no momento em que  o País busca meios para lidar com os danos causados pela pandemia do covid-19, vem do setor ferroviário resposta com efeitos diretos no processo de retomada da economia e na matriz de transporte de carga, devido principalmente ao seu maior potencial de escoamento da produção nacional.  Leia mais sobre essa questão no artigo do engenheiro Luiz Carlos Gabriel

Veja o link abaixo

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL

 

Título: CALIFORNIA DREAMING

Autor: Engº Emerson Melo

O engenheiro Emerson Melo apresenta nesse trabalho o andamento da implantação do Trem de Alta velocidade do estado da Califórnia para mostrar, as nossas autoridades, que obras desse tipo requerem um planejamento bem definido, uma viabilidade  (EVTEA) que justifique o empreendimento e que todas as comunidades ao longo do traçado possam opinar através de um sistema de chamamento para cada etapa de sua implantação.  

Veja no link abaixo

ARTIGO FERROVIÁRIO EMERSON MELO

 

Título: Short Lines

Autor: Antonio Pastori

O economista, ferroviarista, pesquisador e assessor da Presidência da Aenfer Antonio Pastori, apresenta neste trabalho um breve estudo feito por ele, através de coleta de material sobre Short Lines (linhas curtas), que pode ajudar na implantação para TTs, TRs e Pequenos Cargueiros.

Reutilizar parte dos mais de 17 mil km de linhas abandonadas é um dos destaques que Pastori chama atenção, dando um melhor destino e uso da malha ferroviária.

Veja o estudo no link abaixo:

Nota Técnica GFPF Short Lines agosto 2020

 

Título: Uma segmentação para os trens turísticos brasileiros (final)
Autor: Rosemberg de Oliveira Fernandes – Engenheiro Ferroviário – Universidade Federal do Rio de Janeiro – PET/COPPE

 

ARTIGO TÉCNICO

Título: INTEGRAÇÃO MODAL COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DA MOBILIDADE (última parte)
Autor: Eng. Catia Maria Cavalcanti Pereira (Chefe do Departamento de Planejamento de Transportes da Flumitrens / Central),
Ayres Miranda de Araújo e Ronaldo Balassiano.

Título: UMA SEGMENTAÇÃO PARA OS TRENS TURÍSTICOS BRASILEIROS (segunda parte)
Autor: Rosemberg de Oliveira Fernandes – Engenheiro Ferroviário – Universidade Federal do Rio de Janeiro – PET/COPPE

Av. Presidente Vargas, 1733 - 6° e 7° andar - Centro - telefax: (21) 2221-0350 / (21) 2222-1404 / (21) 2509-0558