Siga as 5 dicas

Viroses respiratórias como a doença do coronavírus (Covid-19) se espalham quando muco ou gotículas (tosse ou espirro) que contêm o vírus entram no seu corpo através dos olhos, nariz ou garganta. Na maioria das vezes, isso acontece por meio de suas mãos. As mãos também são um dos meios mais comuns pelos quais o vírus se transmite de uma pessoa para a outra.

Durante uma pandemia global, uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e mais importantes de impedir a propagação de um vírus é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

Ajude a combater o coronavírus seguindo essas cinco dicas.

  1. MÃOS: lavar frequentemente
  2. COTOVELO: usar para cobrir a tosse
  3. ROSTO: não tocar
  4. ESPAÇO: manter a distância segura
  5. CASA: não sair, se possível

 

Para se proteger e evitar a propagação da doença:.

O que fazer:

 

Lavar as mãos


• A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir. Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez. Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar, sem esquecer do polegar. Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes

• Ficar em casa quando estiver doente

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

• Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)

O que não fazer:

Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas

Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas


• Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais

• Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando

• Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas

• As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho

Álcool gel e máscaras


• O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão

• As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

https://saude.rs.gov.br/coronavirus-prevencao

https://www.unicef.org/brazil/

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/guia-da-solidariedade-que-fazer-pelo-proximo-em-tempos-de-pandemia-24400055?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar

Deixe um comentário

voltar para página inicial

Av. Presidente Vargas, 1733 - 6° e 7° andar - Centro - telefax: (21) 2221-0350 / (21) 2222-1404 / (21) 2509-0558