Valec Engenharia terá conclusão do estudo de viabilidade da Ferrovia Leste-Oeste

A Valec Engenharia prevê a conclusão do estudo de viabilidade da Ferrovia Leste-Oeste para o segundo trimestre de 2020. A informação foi dada pelo presidente da estatal, Rafael Castello Branco, durante reunião (foto) com o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, com o coordenador do Fórum Parlamentar, Rogério Peninha Mendonça, e com os deputados Darci de Matos, Hélio Costa, Pedro Uczai, além do senador Jorginho Mello e representante do senador Esperidião Amin. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (4), na Valec, em Brasília.

“A Valec está concluindo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o presidente da empresa se comprometeu, no prazo de 60 dias, de receber o Fórum Parlamentar Catarinense para dar uma posição sobre o assunto”, explicou Aguiar, salientando que, na reunião, Castello Branco disse que todo o estudo deve estar concluído no segundo trimestre e depois vai para a execução do projeto básico de engenharia. “Ele pediu apoio dos parlamentares para viabilizar o custo do projeto básico para a Ferrovia Leste-Oeste”, disse o presidente da entidade.  

Aguiar lembra que Santa Catarina tem um dos únicos complexos portuários do Brasil e do mundo sem conexão ferroviária. “Possuímos um dos complexos portuários mais importantes da América do Sul, com destaque na movimentação de produtos de valor agregado”, afirmou. Em 2019, os portos do estado movimentaram o equivalente a 2 milhões de contêineres de 20 pés. Isso coloca Santa Catarina na segunda posição na movimentação de contêineres do país – 20% do total nacional.

Fonte: Amanhã, 04/03/2019

Deixe um comentário

voltar para página inicial

Av. Presidente Vargas, 1733 - 6° e 7° andar - Centro - telefax: (21) 2221-0350 / (21) 2222-1404 / (21) 2509-0558